top of page

Leituras

insta.png
lelivros cor (1).png
leituras_0.png

Dicas de livros - Voltaire

Você já leu Voltaire? Dicas de livros dele aqui!

 

Além de "Cândido", considerado sua obra prima, esse grande autor e filósofo francês também escreveu muitos outros livros. Defensor das liberdades civis e da reforma social, engajava-se politicamente através de suas obras. Deixo aqui algumas sugestões de livros interessantíssimos do autor:


Cândido ou O otimismo:

Um retrato satírico de seu tempo. Escrito em 1758, mistura realidade e ficção ao narrar fatos históricos como o terremoto que arrasou Lisboa em 1755 e a Guerra dos Sete Anos - ao mesmo tempo em que critica com bom-humor as regalias da nobreza, a intolerância religiosa e os absurdos da Santa Inquisição.


A princesa da Babilônia:

Um texto típico do autor, cheio de polêmicas e reflexões filosóficas - nele, Voltaire critica e ironiza as tradições religiosas, a intolerância e o colonialismo - e fala, principalmente, sobre os abusos de poder de seus governantes. Para esse problema de corrupção e a má governança propõe uma solução muito simples, a educação - que é necessária para todos, inclusive nossos governantes.


Micromégas:

Inspirado nas "Viagens de Gulliver", é considerado um dos primeiros textos de ficção científica! Também foi um dos primeiros livros a veicular a possibilidade de sermos visitados por habitantes de outros planetas. O personagem principal é um ser gigantesco que decide se aventurar pelo universo e acaba parando aqui na Terra.


Dicionário Filosófico:

Através de definições filosóficas de palavras bem conhecidas como "amor", "beleza" e "justiça", Voltaire propõe reflexões a respeito de alguns conceitos imortalizados pela história e pela própria moral da fé na nossa sociedade: O que é a alma? O que sabemos sobre a verdade? O amor? A moral? E, inclusive, quem somos?



 

Gostou das dicas?


Comprando livros na Amazon através desses link você ajuda a apoiar o Gigi Dá Aulas! :)


Cândido ou O otimismo: https://amzn.to/37TjT5n

A princesa da Babilônia: https://amzn.to/3mgV37S

Dicionário Filosófico: https://amzn.to/37VYjwV



Commentaires


bottom of page