top of page

Leituras

insta.png
lelivros cor (1).png
leituras_0.png

5 Curiosidades Sobre Voltaire

Você sabia que Voltaire trabalhou como espião para o governo francês?

 

Além de ser um autor super talentoso, sua vida é cheia de anedotas interessantes!




1.Ganhou na loteria

O governo francês distribuía prêmios gigantescos para o concurso da loteria todo mês, masVoltaire descobriu junto com alguns amigos matemáticos uma brecha lucrativa na loteria francesa e explorando esse esquema ficou extremamente rico. Essa sorte inesperada permitiu que ele passasse o resto da vida se dedicando à sua carreira literária.


2. Foi preso várias vezes

A sagacidade cáustica de Voltaire o colocou muitas vezes em apuros com as autoridades. Certa vez, foi preso por escrever versos escandalosos que insinuavam que o regente tinha uma relação incestuosa com sua filha. Outra vez, quase foi preso por planejar um duelo com um aristocrata que o havia insultado.


3. Teve muitas de suas obras proibidas

Como criticava tudo, desde a religião até o sistema de justiça, Voltaire era frequentemente censurado. Boa parte de sua obra foi suprimida e as autoridades mandaram até mesmo queimar alguns de seus livros. Para combater os censores, imprimiu parte de sua produção no exterior, sob pseudônimos. Sua famosa novela "Cândido" foi originalmente atribuída a um "Dr. Ralph". Apesar de suas tentativas para permanecer anônimo, Voltaire vivia constantemente com medo de ser preso - passou a vida mudando de lugar, entre cidades e países diferentes.


3. Foi um espião do governo

Apesar de ter uma péssima reputação dentro da corte-francesa, era amigo de grandes monarcas de diversos países europeus. Querendo limpar a sua barra junto do governo francês concordou em servir como informante - passou a reportar sobre Frederico II, rei da Prússia. Voltaire se provou um péssimo espião pois não era nada discreto. Frederico logo descobriu tudo, mas os dois continuaram grandes amigos - alguns dizem, inclusive, amantes.


4. Popularizou as ideias de Newton

Embora nunca tenham se conhecido pessoalmente, Voltaire foi um grande entusiasta do físico e matemático inglês Sir Isaac Newton. Acompanhava seu trabalho de perto e teria sido ele quem divulgou a lendária história de como o grande matemático teve seu primeiro pensamento sobre a gravidade ao observar uma maçã caindo de uma arvore.



 

Gostou das dicas?


Comprando livros do autor na Amazon através desses link você apoia o Gigi Dá Aulas!



Comments


bottom of page