top of page

Leituras

insta.png
lelivros cor (1).png
leituras_0.png

A Madeleine de Proust

O bolinho mais famoso da literatura: a madeleine.

 

Você tem um livro que te marcou muito?


Uma dessas leituras que falam com a gente de maneira especial, que nos passam mensagens que guardamos no coração e levamos pro resto da vida, sabe?


Um desses livros pra mim foi "A Caminho de Swann", o primeiro volume da coleção de "Em busca do tempo perdido", de Marcel Proust. "Em busca do tempo perdido" é uma obra lindíssima sobre arte, memória e tempo: sobre como a arte e a memória podem ser um refúgio frente à inevitável passagem do tempo.


Logo no início do livro, em um trecho que ficou marcado para sempre como um dos mais célebres de toda a literatura, o narrador do livro nos descreve em detalhes a sensação que é despertada nele no momento em que leva à boca uma colherada de chá com um pedaço de madeleine - um clássico bolinho francês em forma de concha - e imediatamente se sente transportado, sem pedir e sem querer, a seus tempos de criança em Combray, na França.


💬Segundo Proust, para recuperar o passado,


"todos os esforços de nossa inteligência são inúteis. Ele (...) está escondido em algum objeto material de que não suspeitamos."

Ou seja, existiriam certos objetos que nos permitiriam viajar no tempo e lembrar de momentos que são especiais porque estão associados a eles - eu, por exemplo, volto pra cozinha da minha mãe e vejo ela de pé passando café na frente do fogão, bem cedo de manhã, antes de me levar pra aula, sempre que tomo uma boa xícara de café quentinho, recém-passado.



Esse trecho da madeleine foi tão marcante pra mim que foi parar no pulso. Quando olho pra tatuagem, lembro de valorizar os pequenos momentos da vida, que no fim viram as melhores memórias ❤️


 

Gostou do livro?


Compre pelo meu link na Amazon: https://amzn.to/3ARNqsx

E ajude a apoiar o Gigi Dá Aulas!⁣


Comments


bottom of page