top of page

Leituras

insta.png
lelivros cor (1).png
leituras_0.png

Marcel Proust Curiosidades(1)

5 curiosidades sobre Proust! - parte 1

 


1. Proust inspirou-se em seus pais.

O pai de Proust era médico e sua mãe era conhecida por seu interesse pela escrita, leitura e tradução. Juntou as aspirações literárias da mãe e o desejo do pai de ajudar os outros: escreveu "em busca do tempo perdido" para, assim como seu pai, mudar a vida das pessoas.


2. Escreveu o romance mais longo já publicado

"Em busca do tempo perdido" é composto por sete livros, com impressionantes 3.200 páginas (dependendo da edição) e contém mais de 1,2 milhão de palavras. Proust trabalhou no romance de 1909-1922, e escreveu o primeiro capítulo do primeiro livro e o último capítulo do último livro primeiro. Depois, criou o miolo de toda a coleção.


3. Escreveu a frase mais longa já publicada

Além de escrever o romance mais longo já publicado, Proust também escreveu a frase mais longa, que se estende por 847 palavras!




4. Sofria de asma

A asma de Proust teve um efeito duradouro em sua vida. Ele teve seu primeiro ataque sério quando tinha apenas 9 anos de idade e, a partir de então, foi considerado uma criança “doente”. Embora se destacasse na escola, ficava constantemente doente. Depois que a mãe de Proust morreu em 1905, sua saúde continuou a piorar cada vez mais. Devido à sua doença, ele costumava dormir o dia todo e ficar acordado a noite inteira escrevendo na cama. Passou os últimos 3 anos de sua vida confinado em sua cama.


5. Era homossexual

Nunca oficialmente declarado (claro, se considerarmos as pressões da época). Apesar disso, seus amigos e familiares sabiam de suas preferências sexuais e existem muitas referências à homossexualidade em suas obras. Um dos personagens principais do quarto livrro da coleção é homossexual - e presume-se que foi inspirado nas próprias experiências pessoais de Proust. A personagem Albertine, que surge pela primeira vez no segundo livro, uma mulher pela qual o narrador da história era obcecado, também foi baseada em uma paixão que Proust teve em vida: um homem chamado Albert.





 

Gostou do livro?


Compre pelo meu link na Amazon: https://amzn.to/3ARNqsx

E ajude a apoiar o Gigi Dá Aulas!⁣

Komentar


bottom of page