Um título genial.
Jazz, o gênero musical, se desenvolveu a partir da mistura de várias tradições religiosas, em particular a afro-americana, e normalmente envolve um refrão musical aliado a improvisações instrumentais. Toni Morrison, primeira mulher negra a ganhar o prêmio Nobel de Literatura, escreve um livro onde seus personagens improvisam narrações o tempo inteiro, de maneira que diversas composições solo se encaixam para criar uma única história - uma única música, a partir de diversas vozes negras.
A história se passa em 1926, no Harlem, o bairro negro de Nova York; e logo nas primeiras páginas ficamos sabendo que Joe Trace mata com um tiro sua amante adolescente. Não satisfeita com apenas o tiro apenas, a mulher de Joe, Violet, aproveita o funeral da jovem para atacar seu corpo morto com uma faca.
Avançando e recuando no tempo, Toni Morrison nos narra os sofrimentos e os preconceitos sofridos por mulheres negras e nos conta uma história de amor e obsessão, onde o único personagem que diz "eu te amo" é um papagaio - que repete o bordão sem parar, sem nem saber o que isso significa.
Uma leitura forte, bonita - e, principalmente, inesquecível. Não é a toa que a obra é considerada um marco no panorama literário americano, consagrando Toni Morrison como uma das maiores escritoras da atualidade.
Gostou do livro?
Compre pelo meu link na Amazon: https://amzn.to/3fSBTB8
E apoie o Gigi Dá Aulas!
Comentarios