Aviso de leitura importantíssima
Os livros são sempre nossos maiores aliados na busca por conhecimento, desenvolvimento pessoal, reflexão e autocrítica. A leitura nos permite enxergar o mundo pelos olhos de outra pessoa - e assim desenvolvemos também uma outra coisa muito importante: empatia.
“Fala-se muito em empatia, em colocar-se no lugar do outro, mas empatia é uma construção intelectual, ética e política”
E é por isso, no final, que precisamos ler. Em seu "Pequeno manual antirracista", Djamila Ribeiro, mestra e pesquisadora em filosofia política, feminista negra, escritora e acadêmica, nos apresenta dez breves lições para entender as origens do racismo e como combatê-lo. No livro, a autora ressalta como é importante e urgente que a população branca reconheça seus privilégios.
“É importante ter em mente que para pensar soluções para uma realidade, devemos tirá-la da invisibilidade. Portanto, frases como ‘eu não vejo cor’ não ajudam. O problema não é a cor, mas seu uso como justificativa para segregar e oprimir. Vejam cores, somos diversos e não ha nada de errado nisso — se vivemos relações raciais, é preciso falar sobre negritude e também sobre branquitude”.
Se existe um livro indispensável nos dias de hoje, é esse aqui. Em onze breves lições, muito pacientemente, Djamila pega na mão da gente e nos ajuda a entender as origens do racismo e como podemos combatê-lo. Muito didaticamente ela traz temas urgentes da atualidade como a negritude, branquitude e violência racial nos dias de hoje. A filósofa salienta que o racismo está solidificado e arraigado na nossa sociedadde - mas que não devemos nos desesperar face a esse mostro amalgamado na nossa rotina e pouco transparente: "a prática antirracista é urgente e se dá nas atitudes mais cotidianas", argumenta.
Mais importante ainda, a luta contra o racismo "é de todas e todos". Para entender mais sobre o seu papel nessa luta, meu conselho é ir direto na fonte. O livro de Djamila é objetivo e acessível - tanto no que diz respeito ao texto quanto no que diz respeito ao preço. O pequeno manual amarelo não se vende por mais de R$ 20,00. De fácil entendimento e preço econômico, não há mais desculpas para nos mantermos desinformados. Bora já comprar e devorar o "pequeno manual antirracista".
Gostou do livro?
Compre pelo meu link na Amazon: https://amzn.to/3wKUrJb
E apoie o Gigi Dá Aulas!
Comentarios