top of page

Leituras

insta.png
lelivros cor (1).png
leituras_0.png

Ganhador do prêmio Goncourt Anunciado!

Mohamed Mbougar Sarr leva o Goncourt pra casa.

 


O autor senegalês Mohamed Mbougar Sarr, em Dakar, 2019. Antoine Tempé/ Eds Philippe Rey. Fonte: L'Express


Maior prêmio literário da França, o Prêmio Goncourt é notável por lançar nomes de autoras e autores de expressão em língua francesa para a fama nacional e internacional. Grandes autoras como Simone de Beauvoir, Marguerite Duras, Leila Slimani e Marie NDiaye já levaram o Concourt pra casa.


Hoje pela manhã, o grande vencedor foi Mohamed Mbougar, escritor senegalês de 31 anos. Já no seu quinto romance, o autor se destacou graças à La plus secrète mémoire des hommes, em português, "A memória mais secreta dos homens"(trad. livre), se tornando o primeiro autor da África subsaariana a receber o mais importante prêmio literário francês.


No livro "A Memória Mais Secreta dos Homens" o herói é um senegalês de 23 anos chamado Elimane, que explode no cenário literário em 1938 com um romance que causa tempestades e deixa a imprensa acalorada. A obra-prima é assinada com um pseudônimo, o "Negro Rimbaud", enquanto Elimane permanece invisível. Sua invisibilidade é colocada a prova quando dois professores eruditos do College de France acusam o "Negro Rimbaud" de roubo e plágio. O misterioso escritor desaparece, assim como seu livro, para logo se tornar um culto. E a lenda começa a correr ...


Mohamed Mbougar Sarr, prix Goncourt 2021 Photo https://www.instagram.com/p/CV0DqPaq8eM/


Ainda bastante desconhecido aqui no Brasil, Mbougar era um grande favorito do juri e do público francês. Já tendo recebido outras condecorações, o anúncio de sua vitória pelo Concourt não causou grandes surpresas por lá.


Esperamos que o autor senegalês chegue logo às livrarias brasileiras com seus romances instigantes e provocadores. Segundo o jornal francês l'express, Mbougar é


"Um mágico das palavras, o autor se desloca de um continente à outro, alternando entre seriedade e humor."



PARA SABER MAIS:














Comments


bottom of page