top of page

Leituras

insta.png
lelivros cor (1).png
leituras_0.png

Dicas de livros - Marguerite Duras

3 livros - e 1 filme - para conhecer Marguerite Duras!

 


Marguerite dedicou sua a vida à arte e transformou a própria vida em literatura: por isso, muitos de seus romances são inspirados em suas experiências da vida real - em seus livros, encontramos referências ao seu nascimento no Vietnã, crescimento na França, seus relacionamentos, decepções amorosas e lindas reflexões sobre tudo isso.


Selecionei aqui 3 livros e 1 filme que nos mostram isso:


O Amante:

Vencedor do Prêmio Goncourt de 1984, vendeu mais de 2 milhões e meio de exemplares apenas na França. É um romance autobiográfico que acompanha a tumultuada história de amor entre uma jovem francesa e um rico comerciante chinês na Indochina pré-guerra. A narrativa intimista e apaixonante de Duras atinge seu ápice com esse romance.


Uma barragem contra o pacífico:

Mais uma vez Marguerite se vale das suas lembranças de infância e juventude na Indochina francesa. A história gira em torno da obstinação de uma família de colonos franceses pobres, uma mãe viúva e seus dois filhos lutando com terras imprestáveis para o cultivo. Também mais uma vez, a história nos envolve pela delicadeza da narrativa da autora.


Emily L:

São as memórias de seu relacionamento que servem de inspiração para Duras neste livro. Acompanhamos a história de dois casais - a da narradora e seu companheiro e o casal melancólico que eles observam sentados mais adiante no mesmo café. Ao mesmo tempo que observamos a narradora discutir sua relação amorosa com o marido, descobrimos a história misteriosa do outro casal. No livro "convivem duas histórias de relações em crise. Com todo seu brilhantismo, a escritora faz uma meditação pungente sobre o amor, a arte, o medo e o desgaste provocado pelo tempo."


Hiroshima, meu amor:

Um filme que teve seu roteiro escrito por Duras! Além de ser uma grande escritora de romances, a autora também dedicou boa parte da sua vida ao cinema. Um dos maiores resultados dessa dedicação é esse filme franco-japonês que narra a história de um relacionamento amoroso entre uma mulher francesa e um japonês. O filme fez uso inovador de flashbacks e é considerado um dos filmes mais importantes da história do cinema.



 

Gostou das dicas?


Compre pelo meu link na Amazon e apoie o Gigi Dá Aulas!⁣

Marguerite Duras: https://amzn.to/2W9K45d



コメント


bottom of page