top of page

Leituras

insta.png
lelivros cor (1).png
leituras_0.png

Como Ler Literatura? - Terry Eagleton

Como aproveitar ao máximo os livros que você lê!

 


"Como aproveitar ao máximo os livros que você lê"- essa é a proposta de Terry Eagleton, filósofo e crítico literário britânico, em seu livro "Como ler literatura". De uma maneira leve e divertida, o autor explica como ler prestando atenção nas minúcias e detalhes da narração, descobrindo as nuances do texto! O livro é dividido em cinco capítulos e serve de apoio para todos os leitores, dos leigos aos mais calejados. São eles:


Inícios

Nesse primeiro capítulo, aprendemos a dissecar e avaliar as passagens iniciais de vários clássicos conhecidos. As primeira páginas de um livro muitas vezes são consideradas as mais importantes, pois é preciso fisgar o leitor logo de cara, mantê-lo interessado no texto para que siga com a leitura. Eagleton nos explica como grandes mestres da literatura fizeram isso.


Personagem

Aqui, o autor nos apresenta tipos de personagens - o estereótipo, o tipo, o realista, o modernista - e o valor que damos a eles: o personagem é descrito por si mesmo ou por outros personagens? Ele evoluiu ao longo da obra? É visto globalmente ou aparece apenas para cumprir uma função no enredo? A mensagem é: não apenas acompanhe seu personagem durante a historia, questione-se sobre ele e como ele é construído dentro da narrativa!


Narrativa

Aqui aprendemos a diferença entre enredo, narrativa, estratégias de narrativa e tipos de narradores - você alguma vez já parou durante uma leitura para se perguntar se pode confiar no seu narrador? Segundo Eagleton, às vezes não deveríamos...


Interpretação

Como a interpretação e o significado são baseados nas experiências, cultura e momento histórico, as interpretações que fazemos dos livros vão mudando conforme os anos passam. Não apenas do ponto de vista do leitor, mas também do ponto de vista dos profissionais do texto. É por isso que um mesmo livro pode ser sempre traduzido de diversas formas e a crítica literária também pode ir mudando com o passar do tempo. Além de tudo isso, vale lembrar também que a intenção de um autor com seu texto pode ser diferente da interpretação que fará o leitor.


Valor

Talvez o capítulo mais controverso e interessante. Aqui, Eagleton observa como, quando e porque valorizamos e categorizamos os livros em boa e "má" literatura. Segundo ele, existiriam critérios que nos ajudariam a decidir se um livro merece ser chamado de "bom" ou não. Se você concorda com ele? Só lendo para descobrir.




 

Gostou do livro?

Compre pelo meu link na Amazon: https://amzn.to/37CWK6U

E apoie o Gigi Dá Aulas!⁣


Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
bottom of page