top of page

Leituras

insta.png
lelivros cor (1).png
leituras_0.png

Tudo é rio - Carla Madeira

Um rio com duas vertentes.

 

Por um lado, a vertente estilo de Carla Madeira é de uma desenvoltura impressionante. Dá gosto ler um livro quando o autor consegue transmitir sensações e emoções com a simples força da escolha do vocabulário, da colocação perfeita das palavras na frase. É o que faz com muita graça a autora de "Tudo é rio". A leitura do livro se dá com a tranquilidade de um rio em dia de sol - somos levados pela correnteza da fluidez do texto, da linguagem simples, acessível e ao mesmo tempo totalmente original da autora.


Na outra vertente, a da narrativa, a construção dos personagens causa desconforto. Pessoalmente, não acredito que o valor de um livro se meça pelo nível de "gostabilidade" dos seus persongens; muito pelo contrário, alguns dos meus livros favoritos são aqueles com os personagens que mais detestei. Isso porque os protagonistas em um romance sempre têm um propósito. Os personagens fúteis e privilegiados de "O Grande Gatsby" têm a sua função, os personagens loucos e odiáveis de "O Morro dos ventos uivantes" também - sem eles, certamente esses livros não seriam tão grandiosos quanto se tornaram.



Em "Tudo é rio", acompanhamos Lucy, a prostituta mais cobiçada da cidade, Venâncio, um marido violento, e Dalva, uma mulher que sofre de violência doméstica. Com o andar da carruagem, Carla nos mostra que as coisas nem sempre são tão simples como parecem - e fica a critério do leitor decidir o quanto ele vai entender ou perdoar as ações desses personagens que cometem atos no mínimo questionáveis. Enquanto ele pensa, a estratégica construção da narrativa o mantém preso até às ultimas páginas, tenso com o desenrolar da história.


No final, apesar de positivamente impressionada com o livro, uma sensação de incômodo me perseguiu por dias - e até agora não posso dizer se o final do livro me agradou pela audácia da autora ou me desagradou pelo tom moralista das últimas frases. O que eu posso dizer é: a leitura desse livro precisa ser incômoda porque, para o leitor atento, ele é um grande convite para reflexões importantes da atualidade.



 

Gostou do livro?

Compre pelo meu link na Amazon e apoie o Gigi Dá Aulas!⁣




Komentar


bottom of page