top of page

Leituras

insta.png
lelivros cor (1).png
leituras_0.png

Nós & Eles - Bahiyyih Nakhjavani

Um livro que abandonei muitas vezes .

 

Comecei o livro no início do ano. Abandonei. Recomecei no mês passado. Abandonei.


Retomei semana passada. Devorei em 3 dias. Me Apaixonei.


Um livro que para ser profundamente amado, precisou ser algumas vezes abandonado. Engraçado como a leitura também tem muito a ver com nossos "momentos" pessoais de vida, né?


Pois bem. É precisamente sobre pessoas e vidas que trata "Nós & Eles". Ao mesmo tempo em que acompanhamos a trajetória de três gerações de mulheres iranianas, acompanhamos também a história de todo o povo iraniano. Nascida no Irã, crescida em Uganda e formada na Inglaterra, a autora nos convida a conhecer o íntimo da alma iraniana através do seu livro. Como? Através de uma escolha narrativa tão original quanto estratégica.


Para representar a diáspora do povo iraniano retratada no livro, a autora genialmente optou por narrar a história na primeira pessoa do plural: "nós" - é a voz do povo do Irã que narra a história dessas mulheres. A escolha narrativa do livro nos permite entender e empatizar não apenas com a história dessas três personagens principais, mas também com toda uma coletividade, um todo unido pela força do "nós" presente durante toda a narrativa.


Enquanto narram sua história, os leitores, ("eles"!) passam por uma experiencia de leitura tão desafiadora quando enriquecedora ao conhecer o passado, os costumes, os malabarismos culturais e os destinos do povo iraniano. Somos convidados a fazer um exercício de empatia e deixar que os narradores desse livro ocupem seu devido lugar de fala ao nos contar, em primeira mão, a sua história.


Em resumo, o que quero dizer é: leiam esse livro. Insistam nesse livro. Comecem quantas vezes forem necessárias - e não se culpem por isso! - e depois venham me contar o que acharam.



 

Gostou do livro?


Compre pelo meu link na Amazon: https://amzn.to/2VS7Ja8

E ajude a apoiar o Gigi Dá Aulas!⁣


Comments


bottom of page