top of page

Leituras

insta.png
lelivros cor (1).png
leituras_0.png

As inseparáveis - Simone de Beauvoir

Simone para quem nunca leu Simone.

 

ou para quem leu Elena Ferrante e gostou muito.


Simone acreditava que a vida servia de matéria para a arte. Por isso, em "As inseparáveis", ela faz o que fez em muitas de suas obras: transforma sua vida em ficção. Cria nomes fictícios para as personagens do romance que, na verdade, vivem a história real de uma amizade - a de Simone e Zaza, sua amiga de infância.


Com uma linguagem super acessível e direta - sem nunca deixar de ser elegante - Beauvoir nos leva para passear com sua narrativa: nos conta sobre a menina de curtos cabelos escuros que senta-se ao seu lado na escola e torna-se sua melhor amiga a partir de então, na época em que a escritora tinha apenas 9 anos de idade.


Dessa relação que tinha tudo para virar antagônica - já que as duas meninas, muito inteligentes, disputavam pelo primeiro lugar da turma - acaba nascendo uma amizade duradoura. A partir daí, as amigas passam por muita coisa juntas - amores, descobertas, desilusões e, infelizmente, tragédias.





Escrito em 1954, o texto ainda não tem toda a força e eloquência características da escritora mais madura, mas já demonstra a agudeza do olhar próprio do estilo de Simone. Para quem procura uma boa história de amizade à la Elena Ferrante, "As inseparáveis" cumpre um bom papel.


E para os que buscam conhecer a obra da autora, é talvez um ótimo livro introdutório às obras dela, não apenas por ser curto, de leitura rápida e fluida, mas também porque os eventos contados nesse livro moldaram a personalidade e a percepção de Simone. Os fatos narrados aqui reverberaram e repercutiram dentro dela, exercendo grande influência no seu pensamento tanto como escritora de ficção quanto filósofa.


A edição da @editorarecord conta também com manuscritos das cartas trocadas entre as amigas e fofíssimas fotos no miolo: Simone jogando tênis, tomando cafézinho e posando ao sol. Não julgo o livro pela capa, mas julgo pelo miolo: amei essa edição.



 

Gostou do livro?

Compre pelo meu link na Amazon e apoie o Gigi Dá Aulas!⁣


As Inseparáveis: https://amzn.to/3j3YXPu




Komentar


bottom of page