top of page

Leituras

insta.png
lelivros cor (1).png
leituras_0.png

Um Amor Incômodo - Elena Ferrante

Perda, mistério e plot twist neste livro da Elena Ferrante de escrita e enredo impecáveis!

 

Apesar de ser o livro menos popular da Elena Ferrante, foi o que eu mais gostei até agora - e o Jorge Amado também!


O título pode ser um pouco enganador: esperando uma história de amor, me surpreendi com um começo de livro muito misterioso - a narradora volta a sua cidade natal para enterrar a mãe que foi encontrada morta no mar em circunstâncias peculiares, vestindo apenas o sutiã.


Entendo bem quem talvez não tenha gostado tanto dessa leitura: o ritmo é lento no início, nos perguntamos o que está acontecendo enquanto a filha investiga cada vez mais a vida secreta de sua mãe - se tornando cada vez mais parecida com ela - e sentimos que essa relação mãe e filha resguarda ainda alguns segredos.


Porém, o livro conta com uma das minhas estratégias literárias de escrita favoritas: a história é contada em primeira pessoa, logo, o leitor tem espaço para se questionar a respeito da veracidade do relato da narradora, para ir construindo essa narrativa junto com os personagens. E esse relato, cheio de incongruências, memórias de infância violentas e reticências desagradáveis nos leva a um final surpreendente...


Interessante também é a reflexão que fica no final: na verdade, nunca conhecemos a fundo as pessoas e seus motivos - assim sendo, será que entendemos realmente a nós mesmos e os nossos?



 

Gostou do livro?


Compre pelo meu link na Amazon: https://amzn.to/3suRLi9

E ajude a apoiar o Gigi Dá Aulas!⁣

Comments


bottom of page