Por onde começar a ler Shakespeare?
Embora seus sonetos sejam lindíssimos e muito conhecidos, Shakespeare ficou famoso por suas peças. Romeu & Julieta, Hamlet e Rei Lear são algumas de suas peças mais célebres, representadas até hoje nos mais diversos teatros pelo mundo todo. A produção dramática shakesperiana pode ser dividia em três fases, que acompanham seu amadurecimento como autor:
𝗣𝗿𝗶𝗺𝗲𝗶𝗿𝗮 𝗳𝗮𝘀𝗲(1590-1602):
Escreveu comédias alegres, peças sobre a história inglesa e tragédias em estilo renascentista., como: A Megera Domada, Romeu e Julieta, Sonho de Uma Noite de Verão, Hamlet.
𝗦𝗲𝗴𝘂𝗻𝗱𝗮 𝗳𝗮𝘀𝗲 (1602-1610):
Ocupou-se apenas das tragédias e comédias - tragédias grandiosas e comédias meio amargas, como: Otelo, Macbeth, Rei Lear e Antônio & Cleópatra.
𝗧𝗲𝗿𝗰𝗲𝗶𝗿𝗮 𝗳𝗮𝘀𝗲 (1610-1616):
Deixou de lado as peças mais trágicas para escrever peças com desfechos mais conciliatórios: A Tempestade e Henrique VIII.
Shakespeare se tornou um fênomeno porque escreveu histórias que falam diretamente ao coração do homem. Ele trouxe para suas peças temas que são universais e atemporais, pois dizem respeito a todos e cada um de nós. Shakespeare deslumbrou platéias ao escrever narrativas sobre amor, ciúmes, ganância, egoísmo, ambição - e muitas outras emoções humanas. De todas essas peças que se tornaram grandes clássicos e entraram para a história da literatura, minhas três favoritas talvez sejam "Macbeth", "A Tempestade" e "Hamlet", bons lugares para se começar a ler Shakespeare.
"Macbeth" é a tragédia shakespeariana mais curta - e talvez a mais tenebrosa - onde o autor nos fala sobre culpa, ganância e traição ao contar a história do assassinato de um rei escocês. Em "A tempestade", uma tempestade atinge um navio que transporta tripulantes rumo à Itália, mas essa história aparentemente inocente na verdade é uma viagem mágica ao âmago do ser humano e seus sentimentos de vingança e amor. Mas o troféu de grande favorito talvez fique com"Hamlet", de onde vem o famoso "ser ou não ser", o famoso "há mais coisas entre o céu e a terra do que pode imaginar nossa vã filosofia." Sobre ele, o que posso dizer é: já viram Rei Leão? É a mesma história, só que escrita por Shakespeare. Os roteiristas da Disney têm bom gosto.
Gostou dos livros?
Compre pelo meu link na Amazon: https://amzn.to/3k5vhkn
E apoie o Gigi Dá Aulas!
Comentarios