top of page

Leituras

insta.png
lelivros cor (1).png
leituras_0.png

Por que ler "em Busca do Tempo Perdido?

Vem cá que eu te explico.

 

Se você já se apaixonou, você precisa ler. Se você já sofreu por amor. Se você já se perguntou sobre o sentido da sua vida. Se você já refletiu sobre sua relação com seus pais. Se você quer entender como encontrar a beleza das pequenas coisas, você precisa ler.


O pai de Proust era médico - um excelente médico que se dedicava com paixão ao seu ofício de ajudar e cuidar das pessoas. Orgulhoso de seu pai, Proust decidiu fazer a mesma coisa com a literatura: salvar vidas.


Nos sete volumes da coleção "Em busca do tempo perdido", além de reflexões riquíssimas sobre os mais variados temas, Proust não nos oferece apenas uma narrativa - mas uma mistura de diversas narrativas, sobre pessoas, lugares e memórias com uma filosofia de vida que se vê resumida no próprio título da obra: buscar pelo tempo perdido.


O livro descreve a trajetória de um homem (muito provavelmente o próprio Proust) em busca do significado e do propósito da vida: seu objetivo é parar de perder tempo e começar a apreciar a existência em si, enquanto há tempo. Durante os sete longos romances da coleção, o narrador elenca três possíveis fontes para o significado da vida: o sucesso social, o amor e a arte.


Enquanto o narrador reflete e divaga sobre cada um desses temas, o tempo passa, ele chega ao final de sua vida e olha para trás. Nenhum desses encerra em si o verdadeiro sentido dela. O seu verdadeiro sentido está em aprender a olhar e sentir as pequenas coisas, como o gosto de uma madeleine.


Está em aprendermos a ser mais sensíveis e olhar para as coisas que nos entornam todos os dias de maneira diferente, com generosidade. Está em conseguir enxergar para além do hábito e reencontrar toda a beleza e a glória natural dos pequenos momentos. Está em conseguir sentir prazer com coisas simples, como um banho gelado num dia de calor, o cheiro de café recém passado, a sensação de terminar um livro incrível.


Como fazer isso? Não tenho como explicar - pra gente entender a mensagem direitinho, é preciso ler os sete volumes com muito carinho e atenção.


Não tem jeito, gente. Para entender o sentido da vida, você precisa ler Proust.


 

Gostou da dica?

Comprando livros na Amazon através desses link você apoia o Gigi Dá Aulas! :)


Em busca do tempo perdido: https://amzn.to/3kbS3ah

תגובות


bottom of page