top of page

Leituras

insta.png
lelivros cor (1).png
leituras_0.png

O Conto da Aia: Curiosidades

5 curiosidades sobre "O Conto da Aia"

 

Em homenagem à quarta temporada da série que foi lançada recentemente, vamos ao livro:


1 - Não é uma ficção científica.

É ficção especulativa, segundo a autora. Em muitas entrevistas, Atwood defendeu que, apesar de ter se inspirado na grande obra de distopia e ficção científica "1984", seu romance é uma ficção especulativa, não científica. Isso porque os cenários assustadores que ela oferece são meras extensões de acontecimentos reais. Todos os horrores que aparecem no livro têm precedentes na história da humanidade.


2 - Não é uma obra estritamente feminista

Atwood acredita que embora muitas questões presentes no livro se relacionem com reivindicações feministas, ele não é unicamente um trabalho feminista - fala principalmente sobre poder e dominação. Em entrevista, explicou que o livro é "um estudo sobre o poder, como ele funciona e deforma ou molda as pessoas que vivem nesse tipo de regime".


3 - Causou polêmica nas escolas

Apesar de atualmente ser lido em grande parte das escolas de segundo grau em países de língua inglesa, causou muita polêmica e entrou para a lista dos livros mais controversos. O romance foi contestado (e mesmo removido do currículo das aulas de literatura) por causa dos palavrões, declarações difamatórias a Deus, sexo explícito, violência, desesperança e afins. Hoje, em algumas escolas, os professores ainda lutam para mantê-lo no currículo.


4 - É um dos livros de maior sucesso da literatura contemporânea

Desde que foi publicado, em 1985, nunca ficou sem ser reimpresso. Vendeu milhões de cópias em todo o mundo e contou com inúmeras traduções e edições; foi transformado em ópera, balé, peça e série.


5- Não é uma previsão do futuro

O romance não é uma "previsão", diz Atwood, simplesmente porque prever o futuro não é possível, existem muitas variáveis. Mas explica que ao escrever sobre esse futuro, pode tentar ao menos impedi-lo : “digamos que seja uma antiprevisão: se esse futuro puder ser descrito em detalhes, talvez não aconteça”, porém, acrescenta que "também não se pode depender de tal pensamento positivo."



 

Gostou do livro?

Compre pelo meu link na Amazon e apoie o Gigi Dá Aulas!⁣


O Conto da Aia: https://amzn.to/3szeFVE


Comentarios


bottom of page