top of page

Leituras

insta.png
lelivros cor (1).png
leituras_0.png

Mrs. Dalloway - Virgínia Woolf

Um marco na história da literatura e escrito por uma mulher talentosíssima

 

O dever do autor moderno é conseguir captar com palavras as velozes mudanças do seu tempo - a tecnologia, a guerra, as grandes cidades, o consumismo - acreditava Virginia Woolf.


Ela se auto proclamava uma autora modernista e entendia que, como escritora, era seu dever se preocupar em descrever a beleza, o horror, a efervescência do que ela chamava de "A Idade Moderna"; e se deu conta de que, para escrever sobre os "novos tempos", seria necessário um novo tipo de escritor e um novo tipo de escrita.


É a partir desse raciocínio que, junto com outros grandes nomes da literatura como Joyce e Proust, Virginia criou novas formas de contar histórias e tecer narrativas: o fluxo de consciência. Todo o enredo de Mrs. Dalloway se passa em apenas um dia - em que acompanhamos a rotina de diversos personagens, mas principalmente Clarissa Dalloway e Septimus. Dois indivíduos que moram em Londres, que caminham pelas mesmas ruas, que dividem o mesmo espaço de tempo, que vivem vidas identicamente opostas - sem, no entanto, jamais se encontrar.


Na verdade, mais do que acompanhar esses personagens, somos imersos dentro de suas mentes - mas não da maneira convencional da narrativa em primeira pessoa. Somos colados ao fluxo desordenado de seus pensamentos, de forma a quase mesclar nossos próprios pensamentos aos deles.


Ler Mrs. Dalloway é entender "como a vida acontece, dentro e fora de cada indivíduo, na sua mente e no real". Através de uma nova forma super inovadora de narrativa, passeamos pelas ruas de Londres através dos olhos desses personagens e vivemos intensamente um dia em suas mentes: percebemos que "um dia comum na mente de uma pessoa comum poderia conter toda a monumentalidade de uma vida", e que esse tema pode ser "tão grandioso quanto guerras e revoluções".


Em resumo: Mrs. Dalloway foi um marco na história da literatura e foi escrito por uma mulher talentosíssima.



 

Gostou do livro?

Compre pelo meu link na Amazon e apoie o Gigi Dá Aulas!⁣


Mrs. Dalloway: https://amzn.to/2UAln1j

Komentar


bottom of page