Alice Munro: Uma mulher que entrou na minha vida pra ficar.
Alice Munro é considerada uma das principais escritoras da atualidade em língua inglesa e ganhou o prêmio Nobel de Literatura de 2013. Se isso já não for motivo suficiente pra conhecer a obra dessa escritora canadense, ainda digo mais: o livro é uma delícia e Alice é uma das escritoras mais originais que conheci nos últimos tempos.
Com um estilo muito único de narrar as suas histórias, a autora te faz grudar nas páginas de "Falsos Segredos". Essa mesma cola ela usa pra fazer um "album de colagens" que é esse livro de contos. Digo album de colagens porque cada um dos contos, partes independentes e unidades completas, também formam parte de um todo que conversa, fragmentos de uma unidade maior.
Os retratos das mulheres que vamos conhecendo através dos diferentes contos do livro - com suas dúvidas e temores, seus erros e acertos, seus passados e presentes, suas perdas e suas vitórias - parecem todos estar a serviço de uma história maior, que conseguimos pressupor mas não verificar. O que nos lembra um pouco da vida como ela é.
Cada um de nós vive a sua própria narrativa, sem saber muito bem como estamos conectados, quais são os graus de separação que nos distanciam das outras pessoas - pessoas que passam por nós sem que saibamos a história por trás delas. A leitura desse livro é um convite para refletirmos sobre a força das pequenas coisas no nosso cotidiano, sobre as nossas escolhas e suas consequências - e como elas afetam, inclusive, a vida dos outros que nos entornam.
Certamente entrou pra lista das minhas contistas favoritas. A boa notícia é que Alice Munro é uma contista prolífica e são inúmeros os seus livros de contos disponíveis no Brasil pelo selo da @editorabibliotecaazul.
Gostou do livro?
Compre pelo meu link na Amazon: https://amzn.to/3kogByc
E apoie o Gigi Dá Aulas!
Comments