top of page

Leituras

insta.png
lelivros cor (1).png
leituras_0.png

Dicas de Literatura Russa!

Quem tem medo de literatura russa?

 

O Rodrigo, do canal @leiaparaviver, está sempre falando por lá de grandes clássicos de literatura japonesa e russa! Por isso, nos juntamos para trazer algumas indicações de autores russos que ele recomenda bastante - e eu também ❤


O primeiro da lista, curiosamente pouco conhecido no Brasil, é um dos maiores nomes ds literatura russa (inclusive, considerado maior ainda que Dostoiévski e Tólstoi, pelos russos) e seu nome é Anton Tchekhov.

Tchekhov é considerado um dos maiores contistas de todos os tempos, mas também trabalhou como médico, dramaturgo e escritor. Foi um dos primeiros russos que o Rodrigo leu e, para e para começar a conhecer o autor, indica os contos "A dama do cachorrinho" e "O Assassinato".⁣ É um dos russos favoritos de Rodrigo:





"Gosto muito da forma como esse autor busca retratar o cotidiano da sociedade russa do século XIX, desde a aristocracia até os mais humildes"


O segundo nome da nossa lista é Nikolai Gógol. Apesar de ter nascido na Ucrânia, é considerado um autor russo - e também é um autor super recomendado pelo Rodrigo, que recomenda começarmos por seus contos "O Capote" e "O Nariz".⁣ Rodrigo explica também que o autor não poupou críticas em suas obras:



"satirizou muito as excentricidades da nobreza russa, além de criticar todo o sistema burocrático. Também utilizava muitos elementos fantasiosos e surreais nas suas histórias". ⁣


Mais conhecido no Brasil, Liev Tolstói, terceira indicaão da nossa lista, é tido como um dos maiores autores russos de todos os tempos, pois escreveu duas obras importantíssimas para a história da literatura, "Guerra e Paz" e "Anna Kariênina". Rodrigo nos conta que, assim como o Tchekhov, Tolstói foi um grande observador do povo russo, e recomenda "A morte de Ivan Ilitch", uma novela impactante que fala sobre a finitude da vida, para quem quer conhecer sua escrita antes de engatar em um de seus célebres calhamaços.


De Fiódor Dostoiévski, quarto autor indicado na nossa lista e tido como um dos pilares da literatura russa, temos muitas opções e leitura. Para os que preferem conhecer seu livro mais célébre de cara, a dica é "Crime e Castigo". Mas para os que buscam habituar-se com a narrativa do autor antes de se aprofundar em seus calhamaços, temos solução: "O Jogador" e "Gente Pobre" são dois livros mais curtos do autor mas que já dão mostra da força do seu texto. Rodrigo também indica dois contos, "O ladrão honesto" e "O pequeno herói" e, quanto a eles, nos lembra que Dostoiévski:


"é um autor com uma biografia extremamente interessante e muito atento as questões psicológicas".

Terminamos a lista com Ivan Turguêniev, um autor menos conhecido pelo público brasileiro mas não menos interessante do que os grandes nomes russos que conhecemos por aqui. Rodrigo indica começar pela novela "Primeiro amor" e também pelo romance "Pais e Filhos".⁣




"Para mim, esse é um dos escritores russos mais agradáveis de ler. Ele segue uma linha mais realista e também prioriza expor o dia a dia dos russos, assim como as dificuldades dos menos favorecidos".


 

Gostou das dicas?


Comprando livros na Amazon através desses link você ajuda a apoiar o Gigi Dá Aulas! :)


Dostoiévski: https://amzn.to/3ASssd2


Comentarios


bottom of page