top of page

Leituras

insta.png
lelivros cor (1).png
leituras_0.png

Aldous Huxley - Curiosidades

Fãs de “Admirável Mundo Novo” por aí?

 


"Admirável mundo novo" é um livro que narra o cotidiano de uma sociedade controlada por um regime totalitário onde família, monogamia, privacidade e pensamento individual são crimes.


Como muitos já sabem, não fosse por esse livro, muitas das obras distópicas que amamos e conhecemos hoje, não existiriam - afinal, Huxley influenciou inúmeros escritores que vieram depois dele. O que você talvez não saiba é que a vida desse autor foi tão estranha e curiosa quanto suas obras! Eis aqui algumas curiosidades:


Huxley era quase completamente cego quando adolescente:

Huxley teve uma infância desafiadora. Durante a adolescência, sua mãe morreu de câncer, seu irmão cometeu suicídio e ele começou a ter problemas de visão. Após uma infecção, suas córneas ficaram inflamadas (uma condição chamada ceratite) e, portanto, ele não conseguia enxergar bem.


Seu avô foi um defensor fervoroso da teorida da evolução:

Seu avô paterno, Thomas Henry Huxley, foi um biólogo que defendeu a teoria da evolução. Apelidado de "buldogue de Darwin", ele escreveu, falou e participou de debates sobre os méritos da teoria inovadora de Charles Darwin. Ele também cunhou a palavra "agnóstico" em 1869.


Ele ensinou francês a George Orwell:

Em 1917, trabalhou brevemente como professor de francês em Eton, um internato famoso na Inglaterra. Um de seus alunos foi Eric Blair, que mais tarde escreveu "1984" e "A revolução dos bichos" sob o pseudônimo de George Orwell. Décadas mais tarde, Orwell escreveu uma resenha para uma revista dizendo que Huxley havia plagiado parcialmente o romance distópico de Yevgeny Zamyatin, "Nós", ao escrever "Admirável mundo novo". Apesar disso, eles seguiram como bons amigos.


Sua morte foi pouco noticiada:

Em 22 de novembro de 1963, Huxley morreu de câncer na laringe, tendo sido diagnosticado três anos antes. Sua morte recebeu pouca divulgação porque ele morreu no mesmo dia em que o então presidente John F. Kennedy foi baleado, no Texas. O autor britânico C.S. Lewis também morreu naquele dia, e sua morte recebeu igualmente pouca atenção imediata, por causa do assassinato do presidente.



 

Gostou das dicas?


Comprando livros dele na Amazon através desses link você ajuda a apoiar o Gigi Dá Aulas! :)

Aldous Huxley: https://amzn.to/2W8tK4T



Commenti


bottom of page